Caso não consiga visualizar esta mensagem em perfeitas condições, por favor, Clique Aqui. Obrigado!

 

Caros membros, divulgamos um documento da maior relevância para a discussão sobre o futuro da profissão.

Depois de termos tido conhecimento que há alunos a ingressar com notas negativas em Instituições de Ensino Superior Público que leccionam o Curso de Licenciatura em Enfermagem - CLE (ver quadro abaixo), o estudo do Grupo de Jovens Enfermeiros da Ordem dos Enfermeiros publicado hoje, identifica que a empregabilidade de jovens enfermeiros continua em queda livre. Perante esta situação, será que se justifica a continuidade dos CLEs com entrada no segundo semestre?

O estudo sobre a situação profissional dos jovens enfermeiros, formados entre 2007 e 2009 em Portugal, publicado pela Ordem dos Enfermeiros em Outubro 2010 da Ordem dos Enfermeiros aponta o seguinte:

-  19% não se encontravam a exercer a profissão. Do total de desempregados 71% estão inscritos na SR Norte. Segundo o estudo este fenómeno regional é favorecido pelo maior número de escolas e de vagas nesta zona do país.

- No estudo efectuado em 2009, 57% dos enfermeiros tinham conseguido emprego ao final de três meses após conclusão da licenciatura, contra 43% deste novo estudo. O hiato temporal para o inicio do exercício profissional está a aumentar.

- A migração é já um fenómeno instalado entre os enfermeiros portugueses, com 13% dos enfermeiros a encontrar o primeiro emprego fora do país, contra o total de 5% do estudo de 2009. Espanha é o destino preferencial, enquanto Inglaterra, Irlanda, Suiça e França são outros destinos procurados.

- 41,5% dos jovens enfermeiros ponderam ou já ponderaram abandonar a profissão. Este é um dado inédito em Portugal mas que já registado noutros países.

Clique na capa do estudo para fazer o download do documento (pdf)

 

Formação Covidien em tratamento de feridas

 

 

 

 

 

 

O Forumenfermagem procura enviar informação que lhe possa interessar.

Pode desinscrever-se da lista de mailling (ver no final deste mail); lembre-se que depois NÃO receberá mais mails de Forumenfermagem.org, nomeadamente a Newsletter Mensal.

 
 

[dada]