Social:

Artigos de Autor

Nesta secção poderá consultar artigos enviados por utilizadores do Forumenfermagem que autorizaram a sua publicação. Poderá também submeter os seus artigos para publicação no Forumenfermagem, enviado-os para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Autores: Sandra Silva; Pedro Rosa; Filipe Correia; Susana Melo e Xénio Terra

As dúvidas sobre o que envolve a actividade liberal como enfermeiro emergem todos os anos com a entrada na profissão de novos colegas.

 

Maio foi o mês escolhido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia como o Mês do Coração.

A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar em sociedade, esta consiste no som produzido pelo ser humano usando as cordas vocais para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar bem como emitir outros sons...

 Atualmente, com os avanços da tecnociência, temos assistido a uma desumanização da morte, fazendo de tudo para a evitar.

No que se prende em concreto com a escolha de parir no domicílio em Portugal, cabe ao EESMO legitimar a informação que a grávida/casal grávido detém inerente à escolha

Os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica são profissionais altamente qualificados para a prática da Enfermagem Obstétrica

Este artigo tem como objecto de estudo a formação de enfermeiros em Portugal. O seu objectivo é o de identificar as temáticas presentes nos discursos sobre a formação dos enfermeiros.

As vítimas de PPST podem manifestar revivência persistente do evento traumático, evicção de estímulos associados à situação traumatizante (locais, actividades e pessoas), tristeza prolongada, depressão e ainda embotamento afectivo.

As vítimas de trauma penetrante do tórax beneficiariam mais de um transporte rápido para o hospital, do que iniciar a administração de qualquer soro em contexto pré-hospitalar.

Os Enfermeiros devem, ao longo da seu processo de formação e do exercício da sua carreira profissional, adquirir estratégias que lhe permitam não só para proporcionar apoio psicológico ao utente e aos seus significativos, como também encarar a morte como parte integrante da vida.

O presente artigo descreve a importância do marketing, da comunicação e da imagem na mudança necessária ao nível da gestão de enfermagem, com vista à  satisfação dos profissionais e dos utentes, para uma melhor qualidade dos serviços prestados.

O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar

O mobbing no trabalho começa inicialmente por uma mudança repentina na relação entre o agressor e a pessoa que, a partir de então, se vai converter no objecto de assédio.

É necessário distinguir: agitação, agressividade, e violência. A agitação pode incluir ambas mas a maioria das condutas violentas apresentam-se em indivíduos sem história de alterações mistas ou orgânicas.

O Enfindex surge como um projecto independente e pretende aglomerar os esforços de várias entidades e potenciar de uma forma eficaz a difusão do conhecimento em paralelo com o desenvolvimento de uma audiência alargada para a Investigação em Enfermagem.

Qualquer que seja o meio utilizado, deve reunir as condições suficientes para garantir a assistência e facilitar o transporte mais rápido e cómodo, permitindo melhorar o prognóstico vital e funcional a curto e longo prazo, respectivamente.

A crise proporciona ao doente a identificação de futuras crises, pela sintomatologia que caracteriza o seu início (similar à “aura” descrita pelos doentes epilépticos).

Quando todos os outros profissionais já esgotaram a sua capacidade de actuação, nós enfermeiros podemos sempre ir mais além, quanto mais não seja pegar na mão e dizer 'estou aqui…'

Muitas mortes violentas requerem a presença das equipas de emergência médica no local.

O tipo de Anestesia e/ou cirurgia são elementos causadores de grande  ansiedade para o utente.

A existência de competência de enfermagem em emergência pré hospitalar, garante uma qualidade de cuidados e uma garantia da satisfação do utente.

A explicação das rotinas do serviço e dos procedimentos que envolvem a cirurgia, não deve de modo algum ser descurada, pois serve para eliminar o medo do desconhecido.

O trauma fechado é o tipo de trauma que predomina na população pediátrica, mas os ferimentos penetrantes parecem estar a aumentar, particularmente nos adolescentes e jovens.

Em Portugal, o Trauma é a patologia que causa mais mortes, por acidente de viação. Cerca de 30% desta mortalidade poderá ser evitada se estas vitimas receberem assistência especializada nas primeiras horas.

A prevenção e a educação são fundamentais na prestação de cuidados ao diabético com risco de desenvolver lesões.

Com frequência os sintomas epilépticos nem sempre são claramente reconhecidos, especialmente nas epilepsias sem ou com ligeiras manifestações convulsivas ou motoras.
 

Agradecemos o contributo de todos os envolvidos nesta edição especial de Maio, onde procuramos não só informar, mas sobretudo trazer elementos que nos levem a todos para uma maior sofisticação do discurso sobre temáticas centrais para a profissão.

Aquando da prestação de cuidados de enfermagem como temos que interagir com variadíssimas situações stressantes e com várias personalidades quer de colegas, utentes e famílias, teremos de ter e poder controlar as nossas emoções

Cistoprostatectomia radical define-se como a remoção da bexiga e da próstata por tumor ou outra causa grave, podendo-se reconstituir a bexiga, por meio de um reservatório interno, recorrendo-se por vezes ao intestino grosso, onde se reimplantam os ureteres de ambos os rins.

Com a evolução que a sociedade ocidental tem vindo a sofrer ao longo dos séculos, verifica-se actualmente que cada vez mais os doentes em fase terminal passam os seus últimos momentos de vida no hospital; em vez de os passarem no seu ambiente familiar e mais acolhedor que é o seu domicílio.

Pág. 1 de 2

Revistas

Artigos de Autor

 Revista Nursing

Revista Sinais Vitais

 

Revista Investigação em Enfermagem