Social:

Em análise

A Sondagem ForumEnfermagem decorreu entre o dia 30 de Setembro e 2 de Outubro de 2015 exclusivamente através do envio de email para subscritores da mailing list do ForumEnfermagem.

A maioria dos enfermeiros responderam que não se sentem preparados.

No passado dia 12 de Maio publicamos a primeira parte dos resultados do Barómetro Forumenfermagem 2014. Hoje publicamos a segunda e última parte dos resultados. Esta segunda parte versa a perspectiva dos participantes sobre questões da dinâmica interna à profissão.

No dia 12 de Maio de 2014 celebra-se mais um Dia Internacional do Enfermeiro e por isso, aproveitamos para apresentar os resultados do nosso Barómetro de Opinião dos Enfermeiros. Esta é a terceira edição desta iniciativa, marcada pelo lema do Conselho Internacional de Enfermeiros para esta efeméride "Enfermeiros: uma força para a mudança". Debruçamo-nos sobre vários assuntos relativos às condições de exercício e desenvolvimento profissional. Realçamos alguns indicadores de um país em crise quanto à gestão deste recurso fundamental em saúde que é também o seu maior grupo profissional, os enfermeiros. Tal como em anos anteriores (2010, 2011) recebemos centenas de respostas que nos podem ilucidar sobre aquilo que pensam os Enfermeiros perante a situação da profissão e do país.

 

O objectivo deste barómetro é conhecer as opiniões / sugestões /aspirações dos Enfermeiros Portugueses quanto às mais variadas temáticas decisivas da profissão. Tal conhecimento tornar-se-à num poderoso documento que pretende informar "quem de direito" sobre as necessárias, justas e correctas alterações a realizar no seio da profissão.

Esta é a questão que marcou o Verão de 2013. Após um mês fatídico em que faleceram 8 bombeiros em serviço, começaram a surgir um conjunto de questões, no sentido de atribuir culpados para estas mortes.

Os Enfermeiros constituem, actualmente, uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento do sistema de saúde e na garantia do acesso da população a cuidados de saúde de qualidade, em especial em cuidados de enfermagem.

Aproveitamos não para recordar o passado mas sim reflectir sobre o presente e o futuro.

O ano de 2008 começou por ser atribulado para o Forumenfermagem, mas o balanço final acabou por ser surpreendente.

O Forumenfermagem celebra neste mês 3 anos de existência e realiza uma entrevista aos administradores e revela dados estatísticos.

São milhares os enfermeiros desempregados no nosso país. Quantos mais faltam formar para o desemprego para atingirmos os tão falados rácios Europeus?

O Nursing Central é um pacote de aplicações informáticas que se apresentam como uma solução móvel para enfermeiros

Diabéticos têm nova máquina de pesquisa de glicemia capilar com muitas inovações