Social:

Reportagens

A Sondagem ForumEnfermagem decorreu entre o dia 30 de Setembro e 2 de Outubro de 2015 exclusivamente através do envio de email para subscritores da mailing list do ForumEnfermagem.

A maioria dos enfermeiros responderam que não se sentem preparados.

No passado dia 12 de Maio publicamos a primeira parte dos resultados do Barómetro Forumenfermagem 2014. Hoje publicamos a segunda e última parte dos resultados. Esta segunda parte versa a perspectiva dos participantes sobre questões da dinâmica interna à profissão.

No dia 12 de Maio de 2014 celebra-se mais um Dia Internacional do Enfermeiro e por isso, aproveitamos para apresentar os resultados do nosso Barómetro de Opinião dos Enfermeiros. Esta é a terceira edição desta iniciativa, marcada pelo lema do Conselho Internacional de Enfermeiros para esta efeméride "Enfermeiros: uma força para a mudança". Debruçamo-nos sobre vários assuntos relativos às condições de exercício e desenvolvimento profissional. Realçamos alguns indicadores de um país em crise quanto à gestão deste recurso fundamental em saúde que é também o seu maior grupo profissional, os enfermeiros. Tal como em anos anteriores (2010, 2011) recebemos centenas de respostas que nos podem ilucidar sobre aquilo que pensam os Enfermeiros perante a situação da profissão e do país.

 

O objectivo deste barómetro é conhecer as opiniões / sugestões /aspirações dos Enfermeiros Portugueses quanto às mais variadas temáticas decisivas da profissão. Tal conhecimento tornar-se-à num poderoso documento que pretende informar "quem de direito" sobre as necessárias, justas e correctas alterações a realizar no seio da profissão.

Esta é a questão que marcou o Verão de 2013. Após um mês fatídico em que faleceram 8 bombeiros em serviço, começaram a surgir um conjunto de questões, no sentido de atribuir culpados para estas mortes.

A adesão ao tratamento passa em grande parte pela relação que se estabelece entre o Profissional de Saúde e a Pessoa doente.

Alguns dos voluntários para representarem enfermeiros eram na realidade enfermeiros do NHS.

Neste momento, existem um número crescente de ofertas, na comunidade, para suprimir as necessidades da pessoa dependente.

Decorreu no passado dia 10 de Março de 2012 no Pestana Palace Lisboa o 12º  Congresso Nursing. Fotoreportagem do congresso.

Um projecto que viesse a dinamizar a classe de Enfermagem, com o objectivo de instruir o público em geral das dificuldades dos Enfermeiros, dos seus desafios e do que era verdadeiramente a profissão.

No dia 11 de Novembro de 2011, decorreram as "Palestras Forumenfermagem: Empreendedorismo e Migração", com objectivo de abordar temas que interessam à Enfermagem, criando um espaço onde a partilha das ideias é o suporte para novas formas de pensar e fazer.

O diagnóstico de infecção de uma ferida é clínico e baseado em sinais e sintomas de infecção ou nos resultados das culturas das feridas.

Testemunho na primeira pessoa de uma colega que decidiu emigrar para a Bélgica.

Testemunhos na primeira pessoa de colegas que decidiram emigrar para França

Testemunhos na primeira pessoa de colegas que decidiram emigrar para a Suiça.

Testemunhos na primeira pessoa de colegas que decidiram emigrar para Espanha

Testemunhos na primeira pessoa de colegas que decidiram emigrar para o Reino Unido

Muitos traumatismos exigem intervenção cirúrgica nas primeiras horas, para minimizar sequelas graves.

Os Enfermeiros constituem, actualmente, uma comunidade profissional e científica da maior relevância no funcionamento do sistema de saúde e na garantia do acesso da população a cuidados de saúde de qualidade, em especial em cuidados de enfermagem.

Aproveitamos não para recordar o passado mas sim reflectir sobre o presente e o futuro.

A deficiente cicatrização de feridas encontra-se associada aos excessivos níveis de proteases, nomeadamente de metaloproteases (MMP’s).

Maior Petição de Sempre de Enfermagem reúne um número histórico de assinaturas para uma classe profissional

A estabilização e a prevenção da instabilidade deverão ser realizadas em terra, pois o melhor transporte é aquele em que não acontece nada que não tivesse sido previsto.

A Associação Nacional de Enfermeiros Promotores do Envelhecimento Saudável (ANEPES) comemorou no passado dia 8 de Maio o seu primeiro aniversário.

Pág. 1 de 3