Social:
Mauro Germano

Mauro Germano

Licenciado em Enfermagem
Frequenta Mestrado em Enfermagem Avançada na Universidade Católica Portuguesa
Exerce no Serviço de Urgência Adultos do Centro Hospitalar São João

Social Profiles

quarta, 22 outubro 2014 03:54

O meu sistema de saúde ideal

"No meu sistema de saúde ideal, serei saudável desde o meu nascimento, seguro e tranquilo, até à minha morte com dignidade no final da vida, e rodeado pela minha família.

quarta, 08 outubro 2014 02:54

Enfermeiro ou escravo?

 

A propósito da auxiliar de Enfermagem espanhola que está infectada com o Vírus do Ébola, e agora também já uma Enfermeira... Deve este colocar o seu dever de "cuidar" acima das suas obrigações pessoais de manutenção da sua própria saúde? 

Era ao Posto de Socorros, que competia a aplicação dos primeiros cuidados de saúde aos feridos caídos em combate.

(...) Os trabalhos eram por norma desempenhados por um médico e dois enfermeiros do Batalhão

sexta, 25 abril 2014 17:12

Enfermeiros no Pré-Hospitalar

Os Enfermeiros manifestam-se todos os dias, dentro e fora dos locais de trabalho, pelos direitos ao cuidado por parte dos Portugueses… porém estes terão agora de fazer a sua parte, exigindo melhores Enfermeiros e que estes possam exercer no máximo das suas competências e com condições mais adequadas… Porque quanto melhores condições tiverem… mais podem fazer pelos Portugueses…

quinta, 10 abril 2014 17:43

A "prescrição" por enfermeiros

A prescrição por enfermeiros é uma realidade no dia a dia, nos mais diversos campos de actividade e nas mais diversas instituições, como resposta a diagnósticos de enfermagem, no entanto muitos deles não são formalmente reconhecidos, não lhes sendo reconhecida a sua iniciativa ou responsabilidade, dificultando e muito o justo reconhecimento da capacidade destes profissionais e impedindo os doentes de terem acesso a uma melhor qualidade dos cuidados de saúde.

 

Os enfermeiros serão especialmente afectados por isto pela ausência de dados sobre os seus cuidados e/ou tratamento dos dados sobre os seus registos o que impossibilita basear financiamento( e portanto existência de enfermeiros e acesso dos cidadãos a cuidados) com base em cuidados de enfermagem.

Percentagem de adultos que se consideram de boa saúde é das mais baixas dos países da OCDE...

Os Portugueses estão no fundo da tabela!
Será essa uma razão para a elevada insatisfação dos Portugueses com o Sistema de saúde ou será uma causa?

Não deveríamos gastar mais em saúde face às nossas especiais necessidades nesta área, dado que percepcionar má saúde pode induzir maior procura de cuidados de saúde?  

quinta, 28 novembro 2013 00:45

Enfermagem em Números… pela OCDE

Portugal foi o país com maior aumento percentual de enfermeiros formados desde o ano 2000, com 5.4% ao Ano! Quase tão bom como um Fundo de Investimento de Risco Elevado!

terça, 26 novembro 2013 19:49

Salário dos Enfermeiros: dados da OCDE...

Saiu recentemente o relatório da OCDE, relativamente ao Estado da Saúde dos Vários países membros desta organização e de entre todos os dados começo hoje por explanar aqui o relativo à comparação entre o salário médio dum Enfermeiro e o salário médio do país.

terça, 15 outubro 2013 14:21

Porque se queixam tanto os enfermeiros?

Eu digo-lhes que eles não estão a “ver bem a coisa” e eles chamam-me de corporativo.

Pág. 1 de 2